A Nasa anunciou nesta sexta-feira (16) que selecionou a SpaceX para o desenvolvimento da nave Starship, o módulo lunar (ou sistema de pouso humano, como prefere a agência espacial americana) que vai transportar os astronautas da missão Artemis da Orion para a superfície lunar e depois de volta para a espaçonave que vai trazer os viajantes espaciais de volta para a Terra.
+Navio nuclear maior que o Titanic, Earth 300 quer virar laboratório de ponta para pesquisas
+China está construindo armas espaciais, afirma relatório de inteligência
+Integração do Messenger e Instagram chega aos usuários brasileiros
No plano da missão Artemis, o novo foguete Space Launch System será o responsável por levar a espaçonave Orion e quatro astronautas (sendo um deles uma mulher e outro um indivíduo não branco) para próximo da órbita lunar. Lá, esses dois membros da tripulação vão entrar no Starship para se dirigir para o pouso na superfície lunar.
Os astronautas vão passar uma semana na Lua antes de voltarem para a nave da SpaceX, que vai transportá-los de volta para a Orion. De acordo com a Nasa, esse módulo da empresa de Elon Musk será equipado com os motores Raptor e será a base para o projeto de um veículo de pouso planetário reutilizável, que será empregado em futuras missões para a Lua e outros planetas.